Técnicas de seleção parte 6 - Auditoria e validação do processo

Pois bem, seguindo a ordem do processo, ao chegar nesta etapa você já deve estar com
um número bem reduzido de pessoas pré-aprovadas nas seleções online e presencial. Deduzimos que a etapa presencial foi produtiva, pois você utilizou técnicas avançadas e estratégicas de recrutamento e atração de talentos, tudo graças ao planejamento préviso que derivou do perfil levantado com seu cliente.
Esta etapa é um divisor de águas... É hora de agradecer e dar feedbacks aos seus candidatos não-aprovados, apontando os principais pontos que diferiam do perfil que você buscava, garantindo assim que os candidatos saibam e fiquem confortáveis com os "porquês" da não continuidade com o processo. (Isso já foi tema deste post).
Agora, com seus finalistas que "resistiram" até aqui, é chegada a hora de validar e auditar algumas informações dos seus candidatos. Diplomas, certificações, títulos relevantes às posições, etc, já devem ser solicitados a partir de agora. Não deixe isso para depois, correndo o risco de encaminhar um finalista com um nível superior que ele diz ter concluído, mas que na verdade falta "só entregar o TCC", Um um Gerente de Projetos que cuidará de um PMO de porte mas que "ainda não pegou seu certificado PMP".
Além da documentação, de acordo com a posição, outros validadores fazem parte desta etapa.
  • Referências anteriores 
Procedimento ultrapassado aos olhos de muita gente nova de RH, mas que tem seu peso. Um profissional que não pode indicar duas ou três pessoas que validariam suas histórias, diriam um pouco do seu perfil e comentassem uma ou outra realização, é, no mínimo, suspeito.
Quando buscar referências de uma pessoa, não limite-se aos profissionais indicados por ela. O Linkedin pode ser uma excelente fonte para encontrar liderados, pares ou superiores do profissional. Às vezes, um bom bate-papo com essas pessoas pode te ajudar a a ter muito mais clareza do profissional, principalmente quando ele está em seu dia a dia.
  • Identidade Digital
Apesar de parecer desnecessário e pouco relevante, vale a pena seguir 2 ou 3 pequenos passos para validar a identidade que este profissional suporta online.
Busque seu nome completo, "entre aspas" no Google e veja o que os resultados mostram. Uma passagem rápida em perfis do facebook e twitter também não fará mal a ninguém, assim como visita a blogs, comunidades e tumblr que esse profissional mantém/escreve.
Eventualmente, você poderá não sentir-se confortável em ver a marca da sua empresa vinculada no mesmo perfil do facebook de uma pessoa que participa de grupos racistas, sexistas ou os famosos grupos "Durmo no trabalho", etc.
  • Documentos, certificados e credenciais
Para muitas pessoas pode parecer antecipado ou até mesmo precipitado já solicitar alguma documentação a candidatos que sequer passaram por entrevistas ao gestor. Concordo que encaminhar uma guia de solicitações cheia de documentos é descabido e pode até afugentar bons talentos do processo.
Mas deve-se atentar a alguns itens cruciais. Vai contratar um gerente de projetos que se apresenta como PMP? Solicite cópia do registro. Vai contratar um Psicólogo, peça seu CRP. Em níveis hierarquicamente mais baixos também vale a regra... Motoristas? CNH, por favor! E por aí vai.
Melhor pedir as comprovações agora e evitar uma possível tentativa de fraude ou desapontamento do seu cliente no futuro.
  • Auditoria das etapas
Antes de dirigir suas energias e foco para as próximas etapas, recomendo fortemente que você volte em seus registros e sistemas e audite as etapas.
Será que realmente todos os não-aprovados até agora já receberam seus retornos?
Todas as etapas foram finalizadas, ou seja, o anúncio saiu do ar? Os convites já expiraram ou não aceitam mais respostas? Todas as avaliações aplicadas foram lidas, consideradas e finalizadas?
Se as respostas forem sim para todas as perguntas (e ainda cabem mais perguntas de acordo com seu processo)

Pois bem, após fazer isso, você deve estar muito mais confortável em evoluir com seus finalistas, afinal, você tem certeza do que avaliou, sabe que os reprovados já estão cientes, e não há mais pontas soltas em seu processo. Agora, é só focar nas etapas finais, assunto do próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debata, registre sua opinião!