Técnicas de seleção parte 3 - Atração e Recrutamento eficazes

Ter bons candidatos à disposição para o seu processo seletivo é mais do que importante,
é crucial para o sucesso do processo seletivo. Frente a isso, nada mais inteligente do que "pensar estrategicamente" como, quando, quem e por onde você recruta e atrai.
Mas afinal de contas, qual a diferença entre recrutar e atrair?
Vou apresentar a vocês o meu entendimento destes conceitos. É importante ressaltar que não estou embasado em nenhum autor, apenas na minha própria prática. Portanto, pode ser que você veja definições diferentes por aí!
Na minha visão, recrutar é um movimento ativo, iniciado pela empresa. Na minha visão, recrutar é convidar, arrebanhar candidatos interessados no seu processo, mas com a iniciativa, o esforço e o investimento por parte da empresa.
Envolve, necessariamente, abordar ativamente aquele candidato que você busca, seja por meio do envio de um convite, seja por meio de um anúncio de vaga público.
atrair é um movimento passivo, onde a empresa é beneficiada. Esta forma implica em os candidatos virem até a marca (empresa) espontaneamente, por conta própria. Na verdade, trata-se de uma resposta do mercado em relação a um conjunto de ações de atratividade que a empresa tomou.
Vejo ambas as estratégias como importantes e necessárias para a construção de uma boa base de candidatos para o seu processo seletivo. Parte disso passa por ter apoio e envolvimento multidisciplinar na construção e manutenção da sua estratégia e recursos empregados em cada ação.
Em outras palavras, acredito fielmente que o RH deve buscar ajuda de seus fornecedores internos para melhorar sua performance, por exemplo, solicitando apoio da área de Marketing na elaboração dos textos e argumentos do seu site de carreira, bem como identidade visual, etc.
Ainda quanto ao site de carreira, vejo como fundamental a contratação deste serviço, bem como o de gestão da base de dados, por empresas especializadas do mercado, contando aqui com o apoio da área de tecnologia e compras.
Informações de futuro e clareza do passado também podem ajudar à marca do empregador a ganhar força, principalmente se você mantiver um link com a área de RI, Relação com Investidores, pois credibilidade maior não há!
Já no tocante a estratégia a ser adotada, penso que a mesma deve, sempre que possível, ser mista, envolvendo ações pontuais de recrutamento, mas com investimento constante na atração de bons talentos.
Abaixo, algumas ações que podem te ajudar a pensar em boas estratégias de atração e recrutamento:
  • Mantenha um site "Trabalhe Conosco" atrativo, atualizado, com suporte e rico em informações para os candidatos;
  • Tenha um cronograma de ações de atração segmentada, como palestras em universidades, participação em feiras de recrutamento, patrocínio de mini-cursos da área de especialização da empresa;
  • Sustente um espaço digital para debates, reflexões, conteúdos e notícias relevantes dos principais segmentos que você contrata, como fóruns, blogs, Mídias sociais ou grupos de discussão;
  • Mantenha relacionamento com candidatos que chegam pelos seus canais, mesmo que não tenha vagas no momento, pois isso gera vinculação positiva com sua marca;
  • Ao fazer anúncios de vagas, busque canais de muito tráfego (físico ou virtual) para divulgar sua oportunidade;
  • Respeite as regionalidades, sazonalidades e particularidades de cada área, nível e especialidade;
  • Tenha ciência e saiba utilizar a seu favor a urgência e ansiedade dos seus candidatos, evitando perder talentos por processos inadequados na etapa de recrutamento/atração;
  • Elabore, documente e tenha clareza dos principais argumentos e técnicas de abordagem de candidatos passivos, principalmente com técnicas de Hunting, assim você não perde bons talentos por não convencê-los a te ouvir.
Bem, acredito que já passamos por boa parte dos conceitos básicos envolvidos na atração e recrutamento de pessoas.
Mas é importante reforçar o quão importante é ter uma solução (ou algumas) para gerenciar estas bases e candidatos, manter um padrão de comunicação e garantir que os dados sejam sempre possíveis de serem atualizados!
Com estas estratégias alinhas, você não deve sofrer com falta de pessoas nos seus processos seletivos, porém, lembre-se, SEMPRE é necessário aplicar muitos filtros e refinamentos nestas bases para ter em seu processo seletivo APENAS os profissionais que atendam aos critérios mandatórios do perfil.
Utilizar ferramentas de busca, refino e organização de CV´s é mais que necessário, é obrigatório. Assim você evita perder bons profissionais por descuido e evita incluir no seu processo seletivo candidatos que não serão contratados por não apresentarem um ou outro critério eliminatório como uma formação específica, experiência em determinado cargo, etc.
E aí, o que acha que pode ser feito em recrutamento e atração para complementar as estratégias mais eficazes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debata, registre sua opinião!