O processo seletivo - Introdução

Percebi que parte dos acessos do blog tem sido feita por profissionais jovens, muitos em início de carreira. Outra parte importante dos acessos está vindo, para minha surpresa, de profissionais que não são de RH, mas são líderes de pessoas.
Com base nisso, resolvi escrever uma pequena sequência de posts que se propõem a apresentar, de forma superficial porém estruturada, as principais técnicas de seleção que uso e que vejo o mercado usando.
Para começar, este primeiro post vai falar sobre como eu acredito que seu processo de recrutamento e seleção deveria acontecer.
Para alguns pode parecer bastante básica a estruturação proposta neste post, trivial, entretanto, não é o que eu vejo no dia a dia em minhas conversas com candidatos e com outros profissionais de seleção e RH.
Para facilitar a leitura, colocarei a etapa e um breve comentário. Veja se você concorda ou discorda com a minha metodologia:
  • 1 - Compreensão total do perfil do profissional solicitado.
Algumas pessoas podem confundir esta etapa com um fragmento dela. Levantar o perfil básico na área requisitante é só um step desta fase. Neste momento, o profissional de RH tem a oportunidade de fazer uma breve leitura do clima da área, figura do herói, paradigmas e dogmas da gestão, nível de alinhamento à cultura corporativa geral e expectativas.
É um bom momento também para analisar as entrevistas de desligamento daquela área para compreender aquilo que "pouco se discute" no departamento.
Somando-se todas estas análises ao perfil técnico e comportamental solicitado pela gestão, você terá um belo panorama do que o gestor efetivamente precisa, do que ele acha que precisa e daquilo que ele nem sabe que precisa.
  • 2 - Planejamento das etapas e acordo do projeto
Infelizmente é uma etapa que vejo pouquíssimos profissionais de seleção fazendo em seu dia a dia. Basicamente, significa transformar a área de Seleção em um business, propondo um projeto de seleção completo, com a descrição das etapas, elementos e métodos de avaliação descritos, acordo de prazos, custos (diretos e indiretos) e fechamento do acordo dos milestones com seu cliente para cada processo seletivo que se inicia.
Muita atenção, é comum sermos traídos pela nossa confiança e crença de que nosso cliente interno sabe o que e como fazer.Por diversas vezes, isso é a maior expectativa do nosso cliente, ter clareza do processo e aprender a acompanhá-lo.
  • 3 - Atração e Recrutamento eficazes
Atrair e Recrutar pessoas não é tarefa simples, se você for fazê-la de forma estratégica dá ainda mais trabalho. Mas é um trabalho que certamente será um dos melhores investimentos no seu processo seletivo.
Atrair e recrutar as pessoas certas te economizará tempo e dinheiro nas etapas futuras. Portanto, abuse de buscas e critérios de filtragem, tanto internamente (Recrutamento interno), quanto externamente, com profissionais de mercado.
Elementos como formação, expectativa de remuneração, domínio de idiomas, etc, devem ser guias desta etapa.
É melhor reprovar 80% da sua massa neste momento, evitando custos e desgastes desnecessários para empresa e para os candidatos.
  • 4 - Seleção virtual ou online
Utilizar o que a tecnologia nos permite para encurtar ou acelerar etapas é, além de inteligente, barato e ágil. Ou seja, é quase obrigatório.
Uma avaliação online de idiomas, prova de conhecimentos técnicos requeridos, ou mesmo um inventário comportamental pode ajudar e acelerar bastante sua seleção.
Além disso, mais uma vez vemos a possibilidade de economizar tempo e dinheiro, tanto nosso quanto de nossos candidatos.
  • 5 - Etapas presenciais
Aqui estão várias sub-etapas como as entrevistas por competências, mapeamentos semidirigidos, análise comportamental prática (ou provas situacionais, dinâmicas, atividades em grupo), entrevistas em outros idiomas, etc.
Aqui, teoricamente, você deveria estar trabalhando apenas com finalistas. A razão para chegar a esta etapa, pelo menos nos processos que eu conduzo é de 15x1, ou seja, a cada 15 candidatos com perfil na etapa de recrutamento, 1 virá para a presencial com o RH.
  • 6 - Auditoria e validação do processo
Vejo poucas pessoas fazendo esta etapa neste momento. Algumas fazem esta etapa no final, mas eu recomendo fortemente que seja feita neste momento.
Este é, na minha opinião, o melhor momento para já dar retorno a quem não evoluirá para a etapa dos requisitantes. Quanto mais completo melhor o retorno.
É a hora também de validar referências dos candidatos, pesquisa de reputação no mercado, checagem da identidade virtual dos candidatos e, se possível, validação de outros pontos cruciais como vistos de trabalho, certificações, etc.
Pense que, daqui para frente, o ideal é que o gestor requisitante faça as suas escolhas, portanto, não podemos encaminhar alguém com péssimas referências, problemas documentais, etc.
  • 7 - Etapas dos requisitantes
Assim como as etapas presenciais, o número de candidatos será reduzido, porém, seus perfis serão extremamente alinhados ao requisitado.
Essa fase é bem conduzida quando o seu cliente não consegue escolher o aprovado, pois todos estavam com o perfil 100% alinhados.
Nesta etapa são comuns as entrevistas, painéis (dinâmicas, provas simulações, etc.) e etapas em outros idiomas.
  • 8 - Proposta, negociação e fechamento
Aqui é o melhor momento para negociar prazos, condições diferenciadas de contratação, hiring bonus, etc. Vale lembrar que o alinhamento de expectativas de valores já deve ter sido feito anteriormente, tanto nas etapas de recrutamento como validado nas etapas de seleção.
  • 9 - Finalização do processo seletivo
Esta é a hora certa para dar retorno negativo completo e explicativo para os finalistas que ainda não o receberam. É neste momento também que dar-se-á os procedimentos admissionais como entrega de documentos, assinatura de termos de confidencialidade, regras de bonificação, contrato de trabalho, exames médicos, etc.
Junto a estas atividades é fundamental finalizar os relatórios e promover uma análise detalhada de sua performance, estatísticas do processo, etc.

Espero que tenha gostado deste resumão :-D
A partir dos próximos dias teremos posts mais detalhados sobre cada uma das 9 etapas propostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debata, registre sua opinião!